8 de fevereiro de 2013

Campeonato Paulista e Campeonato... Fluminense?



Sempre foram divulgados que são dois os campeonatos estaduais de futebol mais famosos no Brasil: o paulista e o carioca. Sabendo que paulista é aquele que nasce ou mora no estado de São Paulo, carioca deveria significar o indivíduo que nasce ou vive no estado do Rio de Janeiro. Não é verdade.

A dura realidade é que o termo "carioca" não está relacionado com o estado do Rio de Janeiro, mas com a cidade, ou seja, sua capital. Veja o verbete de "carioca" do Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa (2009):

Quem nasce ou vive no estado do Rio de Janeiro é fluminense (que é também o torcedor do tricolor carioca), de acordo com o dicionário Aurélio:


O próprio Campeonato Carioca é definido como uma competição de futebol entre os times do estado do Rio de Janeiro. Veja a definição do Wikipédia:

Então, se o Campeonato Carioca abrange times do estado do Rio de Janeiro, e carioca define quem nasce na cidade do mesmo estado, não seria o correto denominar essa competição de futebol como Campeonato Fluminense?

Deveria, mas, na prática, como perceberam, não é bem assim, e a palavra "carioca" pegou tão bem para denominar quem nasce ou vive no estado do Rio de Janeiro que o termo "fluminense" está caindo em desuso para essa definição, como também afirma o Aurélio:

Acredito que, no futuro, os dicionários aceitarão o termo "carioca" como aquele que mora ou reside no estado do Rio de Janeiro, assim como "fluminense". A língua é assim: em um momento, uma palavra recebe outros significados, além dos que ela já possui, por causa de sua constante utilização pelas pessoas. É assim que a língua sobrevive.  Mas, enquanto isso não acontece, é bom ter mais um pouco de conhecimento e saber que o Campeonato Carioca, na prática, deveria ter sido chamado de Campeonato Fluminense.