23 de maio de 2013

Senado aprova projeto que regulamenta profissão de revisores de textos em braille

 

 O Senado deu um passo hoje (22) para regulamentar as profissões de transcritores e revisores de textos em braille - sistema de escrita em relevo que permite o acesso de deficientes visuais e auditivos à leitura e à comunicação. Projeto de lei que prevê a medida foi aprovado pela Comissão de Assuntos Sociais e agora será remetido à apreciação da Câmara dos Deputados.
 
“Os livros sonoros e a informática são importantes, mas não substituem o sistema braile tradicional, que é um modelo lógico, simples e polivalente, adaptável a todas as línguas e a todas as espécies de grafia”, destacou a relatora Angela Portela (PT-RR).
 
O Censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) constatou que havia 45,6 milhões de pessoas com deficiências visual, auditiva, motora e mental – o que representa 23,9% da população.

Para a redatora, a regulamentação dos revisores e transcritores desse tipo de leitura vai estimular a profissionalização. “Em última instância, o conhecimento e a cidadania das pessoas com deficiência visual estão diretamente vinculados aos produtos culturais colocados à disposição com o uso da técnica.”
 
Fonte: Agência Brasil 
 

22 de maio de 2013

Iniciais maiúsculas em títulos

 
 
A inicial maiúscula ocorre apenas na primeira palavra do título, pouco importando se adjetivo, artigo, substantivo, preposição etc., e nos nomes próprios. Assim, temos como exemplo: A mão e a luva, Memórias de um sargento de milícias, O espírito das leis. Nos títulos alternativos, a palavra que inicia a segunda parte também é grafada com maiúscula, como se começasse novo título.
 
Segundo a NBR 6023, é feita exceção para os títulos de periódicos, que são grafados com iniciais maiúsculas: Revista Brasileira de Filosofia.
 
ARAÚJO, Emanuel. A construção do livro. Rio de Janeiro: Lexikon, 2008. Texto adaptado.

Dia do Profissional de Letras

Ontem foi comemorado o Dia do Profissional de Letras, fato que desconhecia. Só fiquei sabendo no Facebook quando alguns amigos e colegas da área postaram sobre o assunto. Fico feliz que tenha um dia para lembrar de todos os profissionais da área de Letras: revisores de texto, professores de línguas, linguistas, pesquisadores, filólogos etc.
Pra comemorar, deixo um pequeno poema que peguei no site Cadê o revisor. Parabéns a todos nós, profissionais de Letras.
Dia do Profissional de Letras
Beatriz Braga
Fazer Letras é camonear,
é machadear, é caetanear,
é cora coralizar,
mas é acima de tudo acreditar
que, pelas palavras,
podemos o mundo
transformar e humanizar.