Bibliografia do revisor

O profissional em revisão de textos sempre deve ter mãos bons livros, dicionários, gramática e alguns manuais para não se perder no trabalho. Abaixo, selecionei um pequena biblioteca para quem quiser seguir esta carreira.

Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa. É "o livro" das palavras da nossa língua. Nele você pode conferir se uma palavra existe na nossa língua e, se não, deve-se encontrar um sinônimo que esteja no Vocabulário. Há também uma lista de vocábulos estrangeiros para escrevermos em itálico (regra para palavras estrangeiras).


Gramática. Uma boa gramática é aquela com que você se familiarizou desde o início. Cada gramática é diferente. Eu gosto muito da gramática do Ernani Terra, Curso Prático de Gramática, e também da Gramática do Farraco & Moura, pois ensinam o português de forma organizada, tendo tudo o que precisamos para um trabalho de revisão. Também é bom termos em mãos gramáticas mais elaboradas como a do Evanildo Bechara (Moderna Gramática Portuguesa), Rocha Lima (Gramática Normativa da Língua Portuguesa) e a do Celso Cunha e Lindley Cintra (Nova Gramática do Português Contemporâneo).
Dicionários da Língua Portuguesa. Não falo daqueles pequeninhos de bolso, mas dos grandões mesmo. O que recomendo é o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, o Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa e  também o Dicionário UNESP de Português Contemporâneo, mas este último ainda não está atualizado com a Nova Ortografia.

Dicionário de Verbos. Nós nem imaginamos a quantidade de verbos que existe na nossa língua, e a conjugação destes! É impossível alguém conjugar todos estes verbos devido à sua defectividades. Por isso, tenha em mãos um dicionário de verbos. O mais conhecido é o do Houaiss. Mas também os dicionários modernos já trazem a conjugação verbal.

Dicionários de Regências. Sempre nos perdemos na regência de um verbo ou de um nome. Então, adquira dicionários de regências. Os mais conhecidos são os do professor Celso Luft. 

Dicionário Etimológico. Em alguns textos, encontramos certas palavras com a sua origem. Então, para conferir se tal palavra original está escrita corretamente, tenha um dicionário etimológico e, quem gosta de história, vai apreciar muito. O mais conhecido é o do Antônio Geraldo da Cunha.

Manuais de Preparação e Revisão. Em um trabalho de revisão, há regras de colocação de maiúsculas, minúsculas, escrita de numerais, bibliografia etc. Adquira um manual de preparação e revisão para que o seu texto esteja toalmente normalizado. Além do manual do professor Ildete Oliveira Pinto, temos A construção do livro, de Emanuel Araújo.

Nova Ortografia. Algumas palavras se livraram do hífen e do acento; outras ganharam hífen. Para saber quais foram as mudanças na nossa ortografia atualmente, conheça a Novo Acordo Ortográfico que entrou em vigor há poucos anos. Alguns dicionários como o Houaiss e o Aurélio já estão atualizados com a Nova Ortografia.
Dicionários de língua estrangeira. Já trabalhei com textos que tinham palavras em espanhol e italiano. Ainda bem que eu tinha os dicionários destas línguas, senão, estaria perdida com a minha revisão.